Mercado de Peixes de Tsukiji

Tóquio sexto dia! Na noite anterior mesmo cansados do passeio para Disney Sea colocamos o despertador para muito cedo levando em conta que nosso destino era Tsukiji, o mercado de peixe de Tóquio. Não era nossa intenção acompanhar o famoso leilão do atum que se inicia após as quatro da manhã, mas sim passear pelos corredores e observar toda a variedade de frutos do mar que eles recebem fresquíssimos todos os dias. Mesmo vendo na noite anterior que o dia seguinte seria chuvoso mantivemos o plano. Deixamos o despertador tocar algumas vezes e o barulhinho da chuva indicava que o melhor lugar para estar naquele momento era mesmo na cama. Ouvimos a chuva e nosso coração, esquecemos do despertador e deixamos que nosso corpo decidisse a hora do despertar. Após um café da manhã bem preguiçoso e demorado digno de um dia de férias seguimos para o nosso destino mesmo sabendo que o horário não era o mais apropriado.
Chegamos na estação mais próxima e no último corredor que desembocava na saída já sentimos o cheirinho do mercado, só consegui pensar nos vários restaurantes em volta me chamando para comer.

O mercado Tsukiji fica bem na região central de Tóquio e tem um papel vital na distribuição de perecíveis para todos os moradores da região, são 2000 toneladas de produtos por dia, segundo a associação do mercado. Comercializam 450 tipos de peixes entre outros produtos de origem marinha.

Com a crescente popularização do mercado e a visita de turistas tiveram que começar a controlar a entrada nas áreas mais críticas, para manter o mesmo padrão e a cadeia de frio.
O mercado trabalha por vinte quatro horas apesar da exposição dos produtos permanecerem por aproximadamente cinco horas. Às 5 horas da tarde já inicia o recebimento de produtos oriundos de todas as partes do mundo (só para ter uma idéia, o atum pescado na costa oeste dos EUA leva 48 horas para chegar e ser fatiado desde sua subida no barco pesqueiro). À 3 horas da madrugada os atuns são avaliados e feito a estimativa do preço. Às 5 e meia inicia o leilão do atum. À 7 horas os itens do leilão são carregados pelos atravessadores e expostos nas barracas. Às 8 horas os varejistas e donos de restaurantes levam suas compras . Entre 8 e 10 horas o mercado recebe o maior volume de visitantes. E às 13 horas o mercado já esta limpo, os isopores termicamente tratados e reciclados e o caminhão de aspersão e pulverização termina o trabalho.

Chegamos na hora de ver a retirada dos peixes, limpeza e contar o dinheiro,rsrs, afinal são movimentados ao dia alguns bilhões de yens.

Antes de visitar o Mercado de peixes de Tsukiji e bom seguir algumas dicas, pois o mercado é um local para profissionais e de cuidado extremado com o alimento e nós como viajantes temos que no mínimo respeitar o ambiente e de nenhuma forma deixar de contribuir para seu perfeito funcionamento. Seguem algumas instruções retiradas do japan guide.

“· Veículos têm o direito de passagem.
Carros e caminhões são usados ​​para transferir a mercadoria dentro do mercado. Por favor, dê-lhes prioridade e fique fora de seu caminho. Sua segurança é nossa principal preocupação. (Por favor, cuidado extra quando você está tirando fotos … cuidado atrás de você!)
· Por favor, não toque na comida.
As pessoas Tsukiji Market se orgulham em fornecer alimentos frescos para os seus clientes. Quando frutas frescas, legumes e peixe cru são manipulados pelos visitantes (e muitos visitantes vêm para Tsukiji), a mercadoria perde seu frescor. Esperamos que você compreenda.
Negociação · geralmente não é feito.
As pessoas não são para negociação em Tóquio. Não é parte de sua cultura. Se você pressionar, você pode acabar ofendendo o proprietário da loja!
· Por favor, ser atencioso com os outros.
Restaurantes no mercado de Tsukiji exterior tendem a ser pequenos, com lugares limitados. Às vezes até mesmo linhas formam fora. Dependendo da hora do dia, você pode ter que acompanhar o ritmo de comer dos moradores. (Sim, eles comem rápido, porque eles têm que voltar ao trabalho.)
· A frase “Obrigado!” É bem-vinda.
Pessoas no mercado são geralmente agradável, simpática e educada. Quando o ato é correspondido, você será muito apreciado. Então, por favor lembre-se de dizer obrigado – “Arigatou” quando alguém te ajuda.” Fonte Japan Guide.

E foi chegando a hora de comer, bem quando estávamos no lado do mercado onde não havia os restaurantes que todos os guias indicavam, o cheiro bom de comida estava presente mas nenhuma fachada para sinalizar a presença de um restaurante que pudesse nos atender. E como já queríamos ter uma experiência de turismo às cegas, ou melhor, no melhor estilo ” siga aquela pessoa ali”!
Foi neste momento que decidimos seguir as pessoas e ver no que aconteceria. Só tinha uma regra, nada de seguir turistas. Seguimos uns engravatados japoneses que aos poucos formaram uma fila num pequeno restaurante nos fundos dos fundos do fundo do mercado, rs, ufa!

Nem sei como eles mesmos acharam aquele lugar. Esticamos o pescoço para dentro e ali tinha comida, era o que precisávamos, entramos meio tímidos, aliás era timidez para todos os lados. Não havia nenhum funcionário que “arranhasse” um inglês, não havia cardápio com fotos, mas o cheiro da comida… Ai que cheiro bom!! E aprendi mais uma coisa, não existe barreiras quando se tem fome! rs. Espiei por uma frestinha a cozinha e vi o vapor tomando conta do ambiente, os panelões altos, os cozinheiros cada um com sua toalhinha branca amarrada na testa, não tinha dúvidas, ali tinha um rámem para esquentar nosso corpinho e aquecer nossos coracões!
Fizemos nossos pedidos e ficamos ali saboreando, observando e sendo observados!



“Uma tigela de ramen é o universo em si, com a vida do mar, das montanhas e da terra, tudo coexistindo em perfeita harmonia”

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Comidinhas, Uncategorized, Viagens com as etiquetas , , . ligação permanente.

2 respostas a Mercado de Peixes de Tsukiji

  1. Ro diz:

    AIHhaihiahahiiha, vcs me matam do coração!!! Já tenho dificuldade em decidir o que comer um cardápio em inglês, imagine não sabendo nada, nada, naaaada do que está escrito?!
    A ideia de seguir os ‘donos da casa’ foi sensasional!!!
    E que demais conhecer o mercado!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s